Cultura e gastronomia

O que pode ser mais agradável do que explorar uma região e absorver o seu passado, as suas tradições e o seu saber-fazer? É isso que este Bom Dia Algarve lhe oferece. Mergulhará nos saberes ancestrais (olaria, arquitetura, etc.) e na gastronomia de pequenos restaurantes simples, escolhidos pela frescura dos seus produtos e pela proposta de carta de vinhos do Algarve.

bom-dia-algarve-passeio-lagoa

Lagoa

No século XIX, o jornalista português Raul Proenças descreveu Lagoa como, e passo a citar, “uma cidade insignificante e desinteressante”. Desde então, graças ao turismo, ao renascimento da indústria vinícola e ao dinamismo dos seus cidadãos, Lagoa evoluiu muito. É o que veremos ao percorrer as suas ruas estreitas e atravessar as portas dos seus edifícios, ricos em história e promissores para o futuro.

bom-dia-algarve-passeio-portimao

Portimão

Apesar de os centros comerciais serem os grandes protagonistas, Portimão inspirou-se no seu passado industrial para dar nova vida à “Zona Ribeirinha” ao longo o Rio Arade. A cidade já viu nada menos do que 32 fábricas de conservas e o centro da cidade ainda tem os traços de um passado rico, marcado por civilizações antigas à Idade Média.

bom-dia-algarve-passeio-silves

Silves

Com estas duas rotas para Silves, estará a viver a vida mourisca. Faro, Lagos e Silves são, sem dúvida, as cidades algarvias mais influenciadas arquitetonicamente pelos mouros. Este domínio durou quase três séculos e, como veremos, deixou muitos vestígios nas ruas estreitas, nas praças e nas fachadas das casas.